COVID19
Empresas do setor de lubrificantes participam do combate à COVID-19 com diversas ações solidárias

Atento às demandas da sociedade, em especial à população carente, o setor de lubrificantes também está colaborando no combate ao novo coronavírus. As empresas integram um comitê de comunicação permanente, com a participação do Sindicom, IBP e demais associadas, no intuito de tratar de informações sobre o combate à COVID 19 pelo setor. Além das medidas necessárias para proteger os colaboradores, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as empresas estão criando ações para auxiliar a população nesse momento crítico de pandemia. Confira algumas das iniciativas:

ICONIC

A ICONIC, joint venture entre Ipiranga e Chevron, destinou, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais de cinco mil embalagens para envio de álcool gel – o principal antisséptico utilizado para minimizar os efeitos de contaminação pelo novo coronavírus – para hospitais regionais, especialmente o Hospital Universitário da UFRJ.

As comunidades do entorno das fábricas de lubrificantes da ICONIC no Rio de Janeiro, localizadas em São Cristóvão e Duque de Caxias, além de Osasco (SP), receberão 2.200 kits de higiene (compostos por quatro sabões de 200g, três águas sanitárias e dois detergentes líquidos).

Em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas), no Rio de Janeiro, a empresa também está doando embalagens de tambores, que foram adaptados e transformados em lavatórios para uso de famílias das comunidades do entorno de suas fábricas sem saneamento básico nas suas residências.

VIBRA Energia

Entre as ações de apoio da VIBRA, estão o fornecimento gratuito de 37 mil litros de etanol para universidades que vão produzir álcool 70% para higienizar hospitais. Além disso, em uma parceria com a Unica e a Associação Brasileira das Transportadoras de Líquidos Perigosos (ABTLP), as associadas do Sindicom, entre elas a VIBRA, doaram todo o diesel utilizado para o transporte de álcool 70% das usinas para as unidades de saúde. São mais de 600 mil litros de álcool 70%.

A empresa também está distribuindo vale-combustível para ONGs que atendem a população sem-teto. Além disso, está fornecendo combustível para as vans que retiram produtos em depósitos da prefeitura do Rio de Janeiro para atender as instituições ORES e Circo Crescer e Viver, que promovem ações para população carente. Por meio das ONGs, a empresa também está doando, durante a pandemia, 5.000 cestas básicas para famílias vulneráveis por três meses (abril a junho), bem como alimentos para famílias carentes que vivem no entorno da empresa. Serão beneficiadas também 1.600 famílias (mais de oito mil pessoas) com kits de higiene pessoal.

Pensando nos caminhoneiros, que desempenham um papel tão importante, levando produtos pelas estradas do Brasil, a VIBRA está oferecendo refeição nos postos da rede Siga Bem e atendimento médico online gratuito. Até 13 de maio, eles também ganham 10% de bônus em litros de óleo diesel, que serão utilizados nos próximos abastecimentos pagos com o Cartão do Caminhoneiro.

PETRONAS

A Petronas Lubrificantes Brasil fabricará oito toneladas de Álcool 70° INPM – 77° GL líquido, cuja aplicação será direcionada para limpeza e desinfeccção de ambientes, com doação a instituições de assistência social e saúde, funcionários, terceiros e empresas parceiras. O produto, que terá distribuição gratuita, é produzido na fábrica da empresa em Contagem (MG) e doado na segunda quinzena de abril.

A Petronas é a primeira empresa do segmento de lubrificantes industriais e automotivos a anunciar doações deste produto. Também participam da ação três parceiros da companhia: a Globalpack, que doou as embalagens; a Maxcor, que doou os rótulos do produto; e a GAT Logística, que fará o transporte e a entrega do álcool para as instituições.

As instituições escolhidas para receber a doação são a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, que fará a entrega do álcool para o Hospital de Contagem e Unidades Básicas de Saúde do município mineiro; o Projeto Assistencial Novo Céu – organização sem fins lucrativos que oferece cuidados a crianças, adultos e idosos com paralisia cerebral, em situação de vulnerabilidade, também localizado em Contagem; e a Santa Casa de BH. Além disso, parceiros, colaboradores e terceiros da fábrica da Petronas neste município também receberão o produto.

CASTROL

A Castrol, empresa de lubrificantes do Grupo BP, está alinhada com o momento atual da pandemia de Covid-19, publicando em suas redes sociais dicas, instruções e apoio para os clientes. Uma delas é um vídeo com instruções, dicas e explicações sobre higiene nas oficinas mecânicas. Confira no link.

Pensando ainda nas oficinas mecânicas, a Castrol continua trabalhando para desenvolver ações que as beneficiarão para terem um ambiente com maior proteção, e também realizar a troca de óleo de maneira ainda mais segura – essas iniciativas serão divulgadas em breve.

LUBRIZOL

A Lubrizol, empresa situada no município de Belford Roxo, Rio de Janeiro, e que fabrica graxas lubrificantes, dentre outros produtos químicos para os mercados de transporte, indústria e consumo, doou para a prefeitura desse município 130 óculos de segurança, 650 aventais para proteção, 3.250 toucas cirúrgicas, 3.250 máscaras descartáveis e 650 protetores faciais. Esses equipamentos de proteção individual serão distribuídos aos profissionais que trabalham nas quatro unidades do município que atuam no combate ao coronavírus. A empresa também está aumentando a produção de frascos de sanitizantes, produzindo os polímeros Carbopol® necessários para a fabricação de 1 bilhão de garrafas adicionais de desinfetante para as mãos.

Site Óleo Certo