COVID19

O lubrificante do seu carro está de quarentena? Confira alguns cuidados básicos

Em tempos de pandemia da Covid-19, é natural que o seu carro fique estacionado por um longo período. A recomendação é utilizá-lo apenas para os serviços essenciais, como ir ao supermercado comprar alimentos, à farmácia, ou ao médico.  Nesse caso, uma maior tendência à inoperância do veículo, como se sabe, pode trazer algumas consequências negativas. Mas será que essa situação pode, de certa maneira, afetar a qualidade do lubrificante do motor?

A resposta, infelizmente, é sim! E isso se deve porque o óleo absorve umidade do ar e sofre oxidação, ou seja, a quarentena, muito provavelmente, vai acelerar a deterioração do seu lubrificante.

Atenção para alguns pontos

Uma solução que você pode ouvir por aí é a de que se deve ligar o carro por alguns minutos. Muita calma nessa hora, pois essa pode ser uma má ideia, já que em apenas alguns poucos minutos com o motor ligado, o óleo não atinge a temperatura normal de trabalho.

Ao dar partida em um motor frio, por exemplo, muito combustível, em forma líquida e não queimado, contamina o óleo. Sendo assim, tenha em mente que será preciso, ao menos, rodar por mais de dez minutos (ou percursos maiores do que cinco quilômetros) com certa rotação para que o óleo atinja a temperatura ideal, proporcionando a evaporação do combustível e da umidade contidas no lubrificante.

Se o óleo do seu carro estiver perto do período de troca, é de suma importância realizar a troca antes de deixar o seu veículo estacionado por muito tempo, garantindo, assim, a proteção das partes internas do motor.

Cuidados com a partida do motor frio

Quando for religar o carro novamente após um longo período de repouso, evite acelerar no ato da partida. Aguarde por alguns minutos para que o lubrificante possa circular no sistema e lubrificar a parte superior do motor, pois nesse período que o carro ficou parado, todo o óleo retornou ao cárter do motor.

E depois do período de quarentena, recomenda-se, em todo caso, a troca do óleo do motor, substituindo também o filtro de óleo, mesmo que não tenha ocorrido, praticamente, nenhuma utilização. Isso garantirá a qualidade e eficiência do lubrificante. Consulte o manual do seu veículo para verificar a especificação correta do óleo a ser utilizado.

E durante a pandemia, não esqueça de se proteger sempre. A recomendação nesse momento é ficar em casa. Entretanto, caso tenha que sair para algum serviço essencial, utilize sempre máscara e álcool gel 70% para higienização das mãos. Logo isso passará!